Quadro De Paisagem Mineira, Artista Plástico Avimar Menezes
R$ 1.800,00
ou 12 x R$ 175,44
Quantidade disponível: 1
Opção esgotada. Clique aqui para ser avisado
quando o produto estiver disponível.
Obra retratando paisagem mineira do grande Mestre Avimar Menezes. Obra de excepcional efeito pictórico.
Medidas da tela: 70 x 100 cm
Medidas com moldura: 84 x 114 cm.
Nascido em Igaratinga em 1943, Avimar começou a se interessar pelo desenho aos 12 anos, quando já morava em Itaúna. Seus pais, Geraldo Teles de Menezes e Ivolina Guimarães, não impediram que o então menino se dedicasse ao desenho, em sua maioria de figuras humanas.
Formado em Contabilidade, Avimar casou-se em 1968, com Maria Alice Menezes. Na mesma época, deu início ao aperfeiçoamento de sua arte, através das aulas com a professora Luzia Gonçalves da Silva, artista formada na Escola de Belas Artes da UFMG. Após dois anos de estudos no município, Avimar foi direcionado por sua professora para fazer cursos em Belo Horizonte, de pintura e desenho, com profissionais renomados, como Frederico Bracher Júnior, Amarilis Chaves, Euclides Botaro, João Bosco Campos e Mauro Ferreira. Assim, teve os primeiros contatos com artistas profissionais, seguindo o estilo Clássico.
Paralelo ao trabalho como artista, Avimar foi bancário e funcionário do Colégio Sant'Ana durante 12 anos. Com a influência e o apoio especial dos professores Frederico Bracher Júnior , João Bosco Campos e Mauro Ferreira, em 1997, quando já havia entrado no mercado de arte com seus quadros, decidiu se dedicar totalmente ao ofício e deixou seu emprego como contador. Questionado sobre a decisão, Avimar afirma que foi a escolha mais acertada que fez em toda a sua vida e que, até hoje, quando reavalia o que fez, não se arrepende.
Atualmente, sua produção soma aproximadamente mil quadros, grande parte deles vendida por encomenda ou em galerias de arte. Avimar já participou de sete exposições temporárias, na capital mineira e no município. Também teve suas telas expostas permanentemente no Palácio dos Leilões e Aguinaldo Art Gallery, em BH, e Galeria de Arte, em Guarapari. No momento, seus quadros estão à venda na Ana Terra Galeria de Artes, em Vitória, e na Galeria Paiva Frade, em São Lourenço.
Além de ter se tornado professor de pintura e desenho - trabalho que ainda exerce, com aulas particulares -, Avimar ainda se especializou em pinturas em paredes, em grandes painéis que já foram confeccionados em 18 igrejas em todo o estado. Seu mais recente trabalho foi a pintura de imagens sacras durante a reforma da Igreja Matriz de São Sebastião, em Itatiaiuçu.
Entre as igrejas que receberam o trabalho de Avimar está a Igreja Matriz de Sant'Ana, na cidade, onde foram feitos 19 temas bíblicos, incluindo o Cristo Redentor, num total de 227 metros quadrados. Ainda em Itaúna, pintou os altares das igrejas do bairro São Geraldo, da Capela da Gruta de Nossa Senhora de Itaúna, Capela do Santíssimo da comunidade Bom Pastor e da Igreja Maria Mãe da Igreja. No município, foi onde pintou ainda o maior teto de uma igreja, de uma capela na Barragem, no terreno do senhor Nilo Gonçalves Coutinho Franco, que tem 130 metros quadrados. Além das cidades de Antunes, Piracema, Divinópolis e Pará de Minas.
Uma de suas mais importantes obras também é de extrema relevância para todos os itaunenses, apesar da maioria da população desconhecer o fato. Em 2002, Avimar foi o responsável por dar vida à imagem de Nossa Senhora de Itaúna através de uma pintura, criada a partir da descrição do vidente Ovídio Alves de Souza, uma das três pessoas que presenciou as aparições da santa. Com base no desenho feito por Avimar também foi feita a imagem que é hoje referência no altar da Gruta.